O que é?

A Juventude Socialista (JS) é uma organização política de jovens entre os 14 e 30 anos, que se identificam com os valores do socialismo democrático e da República, e querem desenvolver a sua intervenção cívica com vista à criação de uma sociedade mais democrática, justa e solidária, assente nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade.

A JS é a estrutura de juventude do Partido Socialista (PS), mas goza, nos termos dos seus estatutos, de plena autonomia de organização e de condução das suas opções políticas , em respeito pela Declaração de Princípios do PS.

Como atuamos?

Intervenção local e nacional

A JS atua localmente, através dos seus núcleos e concelhias. Estas, por seu turno, organizam-se em federações distritais e regionais. Finalmente, a JS conta ainda com uma estrutura nacional, englobando o Secretário-Geral e a Comissão Nacional, eleitos pelo Congresso Nacional, e o Secretariado Nacional e a Comissão Política Nacional, eleitos pela Comissão Nacional.

Intervenção no ensino

A JS desenvolve ainda a sua atuação sectorialmente através dos seus núcleos de escola, em todos os níveis de ensino, desde o ensino básico ao superior, que se organizam nas Organizações Nacionais de Estudantes Socialistas do Ensino Básico e Secundário (ONESEBS) e do Ensino Superior (ONESES).

Intervenção autárquica

Para além destas estruturas, a Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas (ANJAS) coordena a atuação dos eleitos locais da JS nas freguesias e municípios, difundindo boas práticas e auxiliando a coordenação política ao nível do poder local.

Intervenção sindical

Mais recentemente, a JS criou a sua Tendência Sindical Jovem Socialista, procurando integrar numa estrutura nacional os núcleos na área do emprego e sindicalismo.

Intervenção internacional

No plano externo, a JS é membro fundador da organização europeia de jovens socialistas (ECOSY – Young European Socialists), estando particularmente empenhada no aprofundamento do projeto Europeu e no reforço das suas componentes democráticas e sociais. Atuando em defesa de uma ordem internacional baseada nos princípios da Carta da ONU, a JS é ainda membro da IUSY (International Union of Socialist Youth) e tem reforçado a sua intervenção na cooperação entre organizações dos países de língua portuguesa e do espaço ibero-americano.